My Friend Michael (02)

'Eu gostava de qualquer nova pessoa que demonstrasse interesse nos meus interesses. Eu não tenho preconceitos, e eu não faço julgamentos. Michael era amigo de meu pai e meu conselheiro durante décadas, mas quando ele se dirigia a mim, não era como um adulto fala a uma criança. Era como um amigo fala a um amigo.

Nós brincávamos, e por um bom tempo este fundamento infantil era uma base suficiente para a nossa amizade. Duas ou três semanas depois do nosso primeiro encontro, meu pai trouxe-nos, a mim, meu irmão  mais novo (Eddie) e minha mãe grávida de volta para o hotel para ver Michael novamente.

Essas foram as duas únicas vezes que eu o tinha encontrado antes da noite em nossa casa, em Hawthorne, New Jersey, quando a campainha tocou muito tempo depois de eu ter ido dormir. Hawthorne era uma cidade modesta, e nossa casa era pequena. Meu irmão e eu dividíamos o quarto com camas individuais separadas por uma cômoda pequena.

Lembro-me de estar deitado na cama imaginando quem poderia estar tocando a campainha da porta no meio da noite. Ouvi a porta lateral aberta, e momentos mais tarde, meus pais vieram para a porta do nosso quarto para nos acordar. Eles estavam com dois homens. Um deles era Bill Bray, e o outro era Michael Jackson.

Um visitante noturno era um evento raro e emocionante. Meu irmão e eu saltamos da cama para cumprimentá-lo, e eu estava empolgado para alcançar a nossa impressionante coleção de bonecos Cabbage Patch e os cartões Garbage Pail Kids para mostrá-los a Michael.

Garbage Pail Kids - Trading Cards
 Então meus pais disseram-nos para lhe mostrar como nós estávamos aprendendo a tocar piano. Eu não estava especialmente ansioso para tocar, mas eu arrisquei o tema de Star Wars Für Elise. Meu irmão, Eddie, embora ele tivesse apenas três anos, já era um músico mais completo do que eu, tocou o tema de
Chariots of Fire. Michael ficou encantado com o nosso desempenho. 

Provavelmente é um exagero dizer que nessa idade eu já reconhecia algo diferente sobre Michael, algo que o distinguisse dos outros adultos que eu conhecia, mas da próxima vez que ele veio, eu lhe dei o que eu considerava ser um grande presente, um dos meus bens mais valiosos: a minha coleção de cartões Garbage Pail Kids. No começo, ele se recusou a aceitá-los, dizendo: "Não, eu não posso levar os seus cartões!"

Mas eu vi como ele estava encantado com a coleção e insistí: "Não, não. Eu quero que você fique com eles.¨Esse foi o primeiro presente que dei para Michael, e ele guardou para o resto de sua vida (em sua confusão de um armário em Neverland).

A partir de então, as visitas de Michael tornaram-se uma ocorrência freqüente. Na época, ele estava em turnê com o Jackson Five para o álbum Victory, por isso ele estava muito em Nova York, e em cada uma das suas visitas, ele fazia questão de nos ver. Por que Michael fazia isso? Por que o homem mais ocupado no mundo do entretenimento encontrava tempo para nossa família aparentemente banal?

Eu acho que representava algo que ele, por toda sua fama, não tinha, e talvez de uma forma desejava que ele fez. Ser um grande amigo da minha família significava que ele poderia escapar à calmaria do subúrbio de Nova Jersey, e pelo menos por um tempo, viver uma vida normal com uma família comum. Como estar em torno das crianças e estar interessado em brinquedos e desenhos animados, não era uma coisa sexual para Michael.

Quando ele estava com as crianças, ele poderia ser ele mesmo. Ele tinha sido o centro das atenções toda a sua vida, e as pessoas olhavam para ele de forma diferente por causa disso. Mas as crianças não se importavam com quem ele era. Eu certamente não.

Nessa tour, os Jacksons fizeram três shows no Giants Stadium, e meus pais levaram a mim e a Eddie a todos eles. No início do primeiro show, quando Michael começou a cantar, eu olhei para meu pai e perguntei: "Este é o mesmo Michael Jackson, que vem à nossa casa?" Foi a primeira vez que eu realmente compreendi que poderia haver algo verdadeiramente singular a respeito desse bom homem que compartilhou o meu amor pelos cartões Cabbage Patch Kids e os brinquedos em geral. No palco, ele se transformava. Não parecia ser o nosso amigo Michael. Era o superstar Michael.

Aquelas eram noites de horário tardio para um menino tão jovem, e meus pais, principalmente minha mãe, se importavam com isso. Mas ganhar ingressos para um concerto de Michael Jackson não acontece todos os dias, e meus pais queriam dar a mim e a Eddie tantas experiências memoráveis quanto fosse possível. Talvez Michael foi o maior astro do mundo e talvez eles se sentissem especiais por estar na intimidade com ele, mas esse tipo de pensamento não dirigia as suas decisões como pais.

Eles não ficaram deslumbrados com Michael. Sim, foi uma experiência legal de conhecê-lo e passar tempo com ele, e era importante. Mas, principalmente, iam aos concertos, e todas as outras vezes que viriam a compartilhar com Michael, era simplesmente o tipo de coisas meus pais faziam com alguém que amavam. O que meu pai achava de especial sobre Michael não era sua fama ou estrelato. Era o seu sorriso, sua sinceridade, sua humanidade. Ele foi tocado pelo fato de que Michael, um megastar no mundo do entretenimento, havia formado uma verdadeira amizade com toda a nossa família.

Minha mãe é uma pessoa de leal apoio, e como ela chegou a conhecer Michael, tinha uma postura maternal e protetora em relação a ele, a maneira como ela se sentiria em relação a qualquer amigo de confiança e amado. Ela estava lá para ele, especialmente porque o tempo passou e ela sentiu que precisava de sua lealdade e apoio.

Meus pais acreditavam em participar ativamente na vida. Suas portas estavam abertas para o mundo, e qualquer um que andasse em sua casa encontrariam calor e conforto aguardando-os. Era o jeito deles. Dominic Cascio, meu pai, cresceu no sul da Itália. Ele viveu entre Palermo e Castelbuono, a pequena cidade a que me referi anteriormente.

É uma pequena vila, um lugar especial onde as pessoas não têm que fazer um monte de dinheiro para apreciar as melhores coisas na vida. Amor, família, religião, comida, estes são os prazeres que contam em Castelbuono. Eu sei que isto soa como um daqueles filmes clichês sobre comida e romance na ensolarada e pitoresca Toscana, mas ela realmente existe.

Meu pai foi criado lá, e apesar de minha mãe ter nascido em Staten Island, sua família veio de Castelbuono, também. Á medida em que eu crescia, nossos jantares de domingo de noite sempre incluíam mais convidados do que a nossa família imediata. Mesmo antes de todos os cinco de seus filhos nascerem, não era incomum para a minha mãe cozinhar para quase vinte pessoas.

Nossa casa em Nova Jersey era como um hotel: havia sempre pessoas aparecendo, ficando para o jantar, ficar por dias, semanas, até meses. Não admira que o meu pai fosse tão bem sucedido no Helmsley Palace: ele tinha 'administrado' o Cascio Palace por anos. Meus pais eram o centro de suas famílias, e foram eles que faziam com que todos se reunissem, o que geralmente significa comer juntos. Família era uma prioridade para eles, e eles educaram suas crianças para que se sentissem da mesma maneira.

Eu acho que Michael reconheceu os nossos valores desde o início. Ele já se sentia confortável com o meu pai, e quando se encontrou com o resto de nós, ele deve ter percebido que éramos basicamente calorosos, pessoas honestas que não tinham motivos particulares ou agenda para além de viver a vida e ser feliz. Essa é a minha melhor teoria de porque Michael se apaixonou por minha família: Foi porque nunca o vimos como Michael Jackson, o superstar.

Meus pais não educaram seus filhos para pensarem sobre as pessoas nesses termos. Nós reconhecíamos e respeitávamos o talento de Michael e o seu sucesso, e o tipo de exigências que isto representava para ele, por isso adaptamo-nos à sua programação não convencional e não sobre quem éramos ou como nós o víamos. Quero dizer, francamente, o que mais importava para mim era que ele era um adulto que gostava de Cabbage Patch Kids e desenhos animados.'