My Friend Michael (03)

'Durante os próximos anos, esta é a relação que tivemos com Michael. A campainha tocava à noite, eu e Eddie sabíamos que era Michael. Acordávamos, corríamos para dar-lhe abraços e mostrar-lhe nossos novos brinquedos e truques que tínhamos aprendido, a família inteira falando ao mesmo tempo, saudando-o como um parente amado de longe cujo avião tinha chegado atrasado.

Eu nunca fui um grande dorminhoco. Muitas noites eu vagava pela casa, espionando os meus pais, divertindo-me com o mistério do mundo dos adultos. Mas de vez em quando eu caía em sono pesado. Deve ter sido uma daquelas noites em que a campainha não conseguia me acordar. Em vez disso eu abri meus olhos para encontrar um chimpanzé fazendo barulho bem na minha cara.

Achei - com uma calma e confiança que me surpreende lembrar - que eu estava sonhando enquanto eu observava o chimpanzé saltar sobre a cama de Eddie e acordá-lo também. Então eu percebi que Michael, Bill Bray, meus pais, e outro homem que eu mais tarde conheci como Bob Dunn, o treinador do chimpanzé, estavam lotados em meu pequeno quarto. Era meia-noite e o chimpanzé que enlouquecia o meu irmão era o legendário Bubbles, o amado animal de estimação de Michael.

Como Michael se tornou uma presença mais familiar na minha vida, eu aprendi partes sobre ele e sua música. Nos primeiros dias, logo depois que eu o conheci, eu disse à minha professora, a Sra. Whise: "Eu posso tocar piano. Vou tocar Thriller." Comecei a bater nas teclas, certo de que sabia tocar piano e que a minha interpretação de Thriller iria impressionar a classe. Mas a Sra. Whise apenas disse: "Afaste-se de que o piano, você vai quebrá-lo."

Um ano mais tarde, quando eu estava na primeira ou segunda série, eu tinha que trazer algo de significativo para mostrar à classe. Eu não tinha ideia do que trazer, até minha mãe sugerir uma fotografia de Michael. Embora eu ainda pensasse nele como meu amigo Michael, eu estava começando a perceber que as pessoas o conheciam como alguém maior, a pessoa a quem eu tinha visto atuar no enorme palco no Giants Stadium, com todas as luzes e aplausos. Então, eu levei a foto para a escola, a foto que havia sido tomada no primeiro dia que eu conheci.

A fotografia que Frank mostrou à professora
O garoto que teve a sua vez antes de mim percorreu a sala de aula mostrando um ursinho de pelúcia para seus colegas. Ele nos disse o nome de seu ursinho, e que havia de tão especial sobre ele. (Perdoe-me se eu não me lembro os detalhes.) Então eu me levantei e disse: "Este é um retrato de Michael. Ele é um amigo meu. Ele é um cantor e um artista."

Minha professora, que estava provavelmente próxima aos cinquenta anos de idade, me chamou até sua mesa e pediu para ver a fotografia que eu estava segurando.Ela olhou, um pouco espantada.

"Isto é real?" perguntou ela.

"Sim, é verdade" respondi.

Então ela disse: "Turma, este é Michael Jackson. Ele é um cantor muito, muito famoso." E embora eu não compreendesse totalmente o porquê, eu senti uma onda de orgulho.

Quando ele ficava conosco, uma das atividades favoritas de Michael era para ajudar minha mãe a limpar a casa. Ele gostava de limpeza. Ele nos disse que quando era criança, ele e seus irmãos limpavam e cantavam ao mesmo tempo. Um irmão cantava o primeiro verso, outro faria até a segunda parte e um terceiro viria com o coro ou, como Michael chamava, o gancho.

Então, alguém faria o segundo verso, e alguém faria a ponte. Michael disse que eles usavam isso para chegar a algum material realmente bom enquanto eles limpavam. Ou então ele disse ... eu sempre suspeitei que a história foi uma maneira inteligente de motivar o meu irmão e me ajudar.

Minha mãe costumava fazer nossas camas e limpar nossos quartos. Estávamos de certa forma, um pouco estragados. Mas Michael sempre nos incentivou a ajudá-la.

"Você não tem ideia de como sua mãe é especial" ele nos diria. "Um dia você vai ver."

Michael disse-nos que a nossa mãe, Connie, lembrava a sua própria mãe, Katherine, e eu nunca vou esquecer o momento em que eu fiquei com raiva de minha mãe e gritei para ela. Michael me repreendeu duramente, dizendo: "Você nunca deve falar com sua mãe desse jeito, nunca. Ela deu à luz a você. Você não estaria aqui se não fosse por ela. E ela morreria por você. Você deve respeitar sua mãe." Como italiano, eu já sabia a respeito de minha mãe. Mas ouvir isso de Michael deu um peso familiar extra e eu levei suas palavras a sério.

Uma das coisas que Michael mais gostava sobre a minha mãe, além de seu coração caloroso e carinhoso, era a sua culinária. Toda vez que ele vinha à nossa casa, ele pedia para fazer um jantar de peru, com purê de batatas, recheio, inhame e molho de cranberry. Michael amava molho de cranberry. E sempre torta de pêssego para a sobremesa: a forma como Michael costumava falar sobre torta de pêssego, você acha que foi a Segunda Vinda.

Meu tio Aldo e meu pai tínhamos um restaurante chamado Aldo. Quando levamos Michael lá, comemos em uma sala privada para que ele pudesse se sentir confortável, desfrutando de uma refeição sem ter que lidar com as pessoas olhando para ele.


Mas se estávamos comendo em casa ou no Aldo, ele se sentia totalmente natural em ser Michael. O engraçado era que nenhum de nós nunca realmente falou sobre ele com outras pessoas. Nós o amávamos, mas ao mesmo tempo, nós sempre o protegíamos.'