My Friend Michael (07)

'No dia seguinte, Michael nos levou para a Disneylândia com Jordy, a mãe de Jordy, June, e sua irmã. Eu nunca havia ido antes à Disneylândia, mas mesmo assim não foi difícil ver que por causa do nosso anfitrião estávamos recebendo tratamento VIP. Fomos em cada um dos passeios, sem ter que esperar em uma fila.

Michael, é claro, era reconhecido por todas as pessoas em todo o parque. Ele não fez absolutamente nenhuma tentativa de disfarçar sua identidade. Na verdade, ele estava vestindo sua roupa regular: óculos de sol, um chapéu, uma camisa de veludo vermelho, calças pretas e mocassins. Ele usava estes quase todos os dias. Mais tarde, quando eu o conheci melhor, gostava de tirar sarro dele como ele se vestia.

Ele ficava na frente do seu armário, que era um mar de camisas vermelhas e calças pretas, dizendo: 'Hmm, eu me pergunto o que vou vestir hoje. Mmm, talvez calças pretas e uma camisa vermelha.Talvez eu use um chapéu, só para mudar as coisas.' E eu dizia: 'Ei, eu tenho uma ideia. Por que você não enlouquece hoje e vestir algo totalmente diferente?' Então eu pegava um tipo diferente de camisa vermelha e um tipo diferente de calça preta daqueles que ele normalmente usava.

De qualquer forma, enquanto caminhávamos pelo parque, os membros da segurança da Disneylândia formaram um círculo protetor em torno de nós, porque os visitantes do parque enlouqueciam sobre Michael, em busca de autógrafos e tentando tirar fotos. Um par de vezes tivemos que tomar um carro do outro lado do parque e entrar pelas portas laterais de modo que não teríamos que lidar com a comoção que os fãs estavam causando.

Eu estava começando a ter uma noção, em primeira mão, de como Michael era tratado no mundo em geral. Não significava muito para mim. Era uma espécie de como era o seu trabalho, que era exatamente o que Michael fazia quando estava em público. No final do dia, saímos em uma limusine branca, e se pensássemos que a diversão do dia tinha terminado, estávamos errados.

No caminho para casa entramos em uma 'luta' de Silly String (nota do blog: um produto semelhante a espuma de Carnaval). Eventualmente, nós tivemos que abrir as janelas do carro, porque a fumaça estavam se tornando um pouco demais. Naquela época, eu não percebia que o comportamento de Michael não era exatamente o que as pessoas esperavam de um adulto. Tinha sido assim desde que eu o tinha conhecido, e talvez por causa do seu exemplo, eu não tinha o hábito de fazer distinções precisas entre adultos e o comportamento infantil. Mesmo agora, eu tenho meus momentos infantis.Todos nós fazemos, todos nós deveriamos fazer.

Naquela noite Michael levou Eddie, eu, Jordy, a sua mãe e irmã até o rancho. Em sua limusine sempre havia filmes rodando, mas estávamos todos ainda muito animados e muito ocupados falando sobre o dia que passamos, para prestarmos muita atenção a eles. Tínhamos tudo ligado naquele dia. Era claro para mim que Jordy e toda sua família amava Michael, tanto quanto a minha família o amava. Eles eram como uma outra família para ele, e eu senti que tínhamos isso em comum.

Eu não sentia ciúmes desta relação. Eu não sou o tipo ciumento. Verdade seja dita, era bom ter outra criança em torno, principalmente uma que não parecesse especialmente impressionada ou com dúvidas sobre o meu relacionamento com Michael. Lembrando minha visita anterior, eu esperava que a viagem seria longa, mas logo estávamos no rancho.

Desta vez chegamos à noite, então eu tive a chance de ver a forma como as árvores e água ficavam maravilhosamente iluminadas. A música estava tocando. O trem, provavelmente vazio, corria ao longo, de sua maneira alegre. E o jantar estava à nossa espera.

Uma vez que não estávamos lá com os nossos pais, meu irmão e eu perguntamos a Michael se poderíamos ficar com ele em seu quarto. Isso é o que teríamos feito em uma situação normal com crianças da nossa própria idade e nós pensávamos em Michael como um de nós. Claro que sabíamos que ele era um adulto, mas ele se sentia como um melhor amigo. Um garoto, mas um garoto com incrível poder e recursos. Ele tinha um parque de diversões no quintal de sua casa, pelo amor de Deus.

Queríamos sair com ele e Michael não poderia dizer não, não para nós ou para qualquer outra pessoa que ele cuidasse. Michael, Eddie e eu ficamos até tarde da noite conversando. Ficamos deitados no chão em frente à lareira, folheando revistas enquanto Michael contava-nos algumas fofocas do mundo do entretenimento, nos dizendo como ele tinha ido à casa de Eddie Murphy para jantar e como Madonna tentou seduzi-lo.

Cientes de nossas idades, ele tentou explicar delicadamente o convite de Madonna para acompanhá-la ao seu quarto de hotel, sem recorrer a palavras como 'seduzir'. 'Ela ... ela me pediu para acompanhá-la ao seu quarto.' Ele colocou as mãos sobre o rosto. 'Eu era tão tímido, eu não sabia o que fazer', confessou.

'Você deveria ter ido. Eu teria feito qualquer coisa por uma noite com Madonna' eu disse a ele. Eu era jovem, mas já era louco por garotas. Michael era o oposto, no entanto. Ele não estava acostumado a ser posto em tais situações onde ele deveria se sentir ou ser romântico. Ele não era gay. Ele estava definitivamente interessado em mulheres, e quem o viu dançar não poderia deixar de reconhecer sua sexualidade poderosa. Mas ele era inibido.

Esta inibição era, em parte, resultado da vida na estrada que Michael teve desde que era jovem. Naquela noite, Michael nos contou que, começando quando ele tinha cinco anos, ele esteve em turnê com os Jacksons. Às vezes, o ato antes do Jackson 5 era um show burlesco. Michael, olhando do lado do palco, via que artistas do sexo feminino eram, muitas vezes,  mal tratadas pelos homens.

Após o show, ele e Randy iriam esconder-se debaixo da cama, enquanto seus irmãos mais velhos traziam as meninas para o quarto. Quando Michael começava a rir, Jermaine tirava ele e Randy debaixo da cama, para fora do quarto. Mas não antes de Michael ver e ouvir mais do que uma criança da sua idade provavelmente deveria.

Michael estava sempre contando histórias sobre seus irmãos. Ele nos contou algumas dessas histórias como se fossem engraçadas, mas agora está claro para mim que elas não eram engraçadas em tudo. Michael tinha sido exposto ao sexo em uma idade muito jovem e tinha esta experiência profundamente marcada nele. Como resultado, quando se tratava de mulheres, era como se estivesse congelado no tempo.

Mais tarde, depois que seus irmãos estavam casados, os membros da família deixaram de ser tão próximos quanto eram uma vez e, gradualmente, o Jackson 5 foi sendo afastado. No topo de seus temores de intimidade, Michael não queria cair na armadilha de deixar que algo o distraísse de sua música.

A partir de uma idade muito jovem, o trabalho era a primeira prioridade de Michael. Ele era muito profissional. Ele estava no ponto o tempo todo. Eu acho que é porque quando ele estava trabalhando, ele se sentia mais confortável, mais no controle. Mesmo quando seus irmãos mais velhos estavam jogando basquete ou outro esporte, ele apenas iria sentar-se e assistir e cantar as melodias.

Ele nunca participou (e eu só posso supor que ele teria sido bem-vindo, mesmo que isso teria significado um jogo de dois contra três). Uma das razões era que seu pai nunca realmente quis que ele participasse. Ele era mais protetor sobre Michael do que ele era sobre os outros irmãos. Claro, isso pode ter sido porque Michael era, como eu vi muitas vezes, chocantemente ruim em esportes. Eu nunca poderia entender isso.

Aqui era o cara com o sentido mais extraordinário do ritmo no mundo e ele não podia mesmo driblar  corretamente no basquete. Ele disse que era ainda pior no beisebol. Mas o ponto é, Michael não queria nada em relação aos esportes e nem mulheres afetando seu trabalho. Quando ficou mais velho, Michael ficaria em casa para ensaiar e coreografar as rotinas de dança. Quando os irmãos voltaram, Michael iria ensinar-lhes as rotinas. Ele era o caçula dos Jackson 5, mas também o mais sério.

Mais tarde, naquela noite, a nossa conversa voltou-se para Jordy, que estava hospedado com sua mãe e irmã no bangalô para hóspedes. Eu disse: 'Oh, ele é realmente muito bom. Da próxima vez que você vier para Nova York, você deve levá-lo a nossa casa.'

'Sim, devemos levá-lo à Nova York, ele nunca esteve lá', respondeu Michael.

'Por que Jordy não fica com a gente?' Eu perguntei.

'Eu não sei  -Jordy nunca fica no meu quarto' respondeu Michael. Eu gostaria que fosse apenas assim...'

Então, naquela noite, nós três conversamos em frente ao fogo até por volta de duas da manhã, altura em que decidimos invadir a geladeira. Fomos para a cozinha e aquecemos um  pudim de baunilha (um dos petiscos favoritos de Michael) no microondas, pegamos chipsCreamsicles de laranja, biscoitos de baunilha e as caixas de suco. Levamos tudo ao quarto e ficamos até as quatro da manhã conversando e ouvindo histórias fascinantes de Michael.

Como ele faria novamente em futuras visitas, Michael ofereceu a cama para mim e Eddie e disse que iria dormir no chão, mas acabamos todos dormindo no chão. Eu amei a adormecer perto do crepitar do fogo morrendo. A partir dessa visita, até que eu ficasse mais velho o suficiente para querer privacidade, sempre que eu ia à Neverland, eu fazia a minha cama ao lado da lareira.

Deixe-me ser absolutamente claro: por mais estranho que pareça um adulto ter como 'hóspedes' uma dupla de crianças, não havia nada sexual sobre isso, nada que fosse evidente para mim, então, como uma criança, e nada que eu possa ver agora, como um homem crescido, examinando o passado.

Era inofensivo. Michael era realmente apenas uma criança no coração. No dia seguinte dormimos até ao meio-dia.'